sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Luz, camera e ação


Ola galera entediada como eu. Amanha é sábado, tem ENEM e por isso vou apenas descansar na outra semana, mas tudo bem. Hoje, para ir treinando para o ENEM e comemorando o dia internacional do cinema, vou falar sobre o surgimento do cinema!
O primeiro fator a auxiliar na criação do filme é a Câmera Escura, parenta da nossa querida maquina fotográfica. Para os que não sabem, o filme é apenas varias fotos que passam super rápido, fazendo o efeito que todos nós adoramos ver, seja em filmes, novelas, séries e todo o resto. As invenções que a seguiram foram apenas formas mais avançadas da câmera escura, tendo tamanho menor, capturando imagens com maior facilidade, velocidade e até mesmo as armazenando em um único lugar. Ao mesmo tempo, foi criado vários dispositivos para combinar imagens e mostrar que seria possível dar a visão de movimento a um objeto que estivesse parado. Muitos devem lembrar quando fazíamos, na aula de artes, dois desenhos, um sobre o outro, e nisso subíamos e descíamos rápido as imagens, parecendo que ele se movia. Outro é um desenho com dois lados, como um pássaro e uma gaiola do outro lado. Ao girar um barbante, o desenho girava, dando a impressão de que o nosso querido piu-piu esta preso.
Uma das pessoas mais importantes na criação do filme é Joseph-Antoine Ferdinand Plateau. Ele descobriu que se fossem pasados 16 imagens por segundo, daria a impressão de estarem se movimentando mesmo – sendo que hoje é utilizada entre 24 e 36 imagens-. Após mais varios esperimentos e invenções, os irmãos Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo. Esse troço de nome estranho tirava varias fotos, as revelava e ainda era capaz de exibi-las. No dia 28 de dezembro de 1800 e sei la quanto –brincadeira, 1895- o pai dos dois marmanjos teve que alugar o Salão do Grand Café de Paris. Lá foi feita a primeira exibição de um filme pago, sendo então a primeira exibição de cinema feita na historia com o filme "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" em portugues, “Empregados deixando a Fábrica Lumière". Após isso, foram feitos inumeros filmes mudos. O ultimos deles foi o filme “O Beijo” em 1929, fora dois filmes do nosso querido amigo Chaplin – eu tenho que falar sobre ele um dia...-.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário