segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vlad III - o Empalador


Ola pessoas entediadas, hoje eu estava lendo uma de minhas revistas antigas e eu achei uma lista dos reis mais loucos de toda a historia. Nessa lista tinha um rei que sou fã (e muitos de vocês também devem ser) e vou passar um leve resumo sobre ele, principalmente por combinar com o halloween.
Vlad III viveu entre 1431 até 1476. Pela foto, ele parece ser um cara legal, amigável, emprestava dinheiro pra todo mundo e o seu povo o amava, certo? ERRADO. Vlad foi um dos mais terríveis reis existente. Uma vez, deixou uma moeda no chão de sua cidade e a população só pegou a moeda após a sua morte, com medo de suas punições – como enterrar uma pessoa viva-. Ele foi o rei da Valáquia, na atual Romênia e pertencia a ordem do dragão, titulo entregue por seu pai que foi quem escolheu entrar para a ordem. Com isso, Vlad ganhou o apelido de Draculea, nosso famoso Dracula. Nosso querido amiguinho ficou famoso por suas terríveis torturas –como eu já falei- por motivos as vezes tolo. Outras punições criadas por ele são a retirada de olhos por ganchos, ficarem expostos a feras selvagens e o seu famoso – e cruel – empalamento. Um dos capítulos mais famosos – e que eu mais admiro – é o de 1462, quando os otomanos tentaram atacar o reino, mas bateram de frente a 20 mil pessoas empaladas. Para entenderem melhor, empalar é pegar um bastão de madeira, atravessar do anus até a boca e deixar a pessoa morrendo de hemorragia. Então imagine a cena, você caminhando pela floresta –enquanto o seu lobo não vem – indo tranqüilamente, caçar um rei, matar umas pessoas, nada fora da rotina, quando se depara com 20 mil pessoas empaladas, entre crianças, velhos, homens, mulheres, soldados e civis, todos mortos , atravessados por madeiras e cobertos de sangue. O líder otomano Mehmet II começa a passar mal e bate em retirada, dando a vitória a Vlad sem nem ao menos mover um músculo.
Bem gente, acredito que essa é uma boa introdução sobre Vlad III , o empalador. Se quiserem mais, mandem um e-mail dizendo que gostaram, falem mais temas que gostariam de ler e eu vou pesquisar e escrever para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário